. > Pular para o conteúdo principal

SUCESSÃO COMPLICADA EM ISRAEL

Exclusivo: Arquelau pede revisão do direito de sucessão.


Herodes Magno, entre Arquelau e Ântipas
Herodes Magno, entre Arquelau e Ântipas
Dada como certa a assunção do trono por Herodes Ântipas, a sucessão em Israel no entanto acaba de passar por um revés. Ântipas é filho mais velho do casamento de Herodes com a samaritana Maltace e deu entrada com o testamento do pai no Sinédrio, segundo o qual teria o direito sucessório ao trono de Israel, como já era esperado.
Ocorre que Arquelau, irmão de Ântipas, imediatamente entrou com uma ação de impugnação no mesmo Tribunal de Israel, baseado em um testamento com data posterior à do documento apresentado por Ântipas. Neste novo documento Herodes Magno manifestaria a vontade póstuma de que Arquelau assumisse o trono de Israel após sua morte, em vez do filho mais velho.

A sucessão de Israel tornou-se uma pouco complicada desde que Herodes, o Grande foi feito rei dos judeus pelo senado romano. Segundo a lei, a ascensão ao trono deveria passar pela linhagem sucessória seguindo a ordem de primogenitura. No entanto Herodes, sendo idumeu por nascimento e gozando de cidadania romana, vem introduzir entre nós o costume de passar a sucessão do reino por meio de documento  constituído em testamento legal.

Se fôssemos nos ater estritamente ao que prescreve a lei, nem Ântipas nem Arquelau deveriam assumir o trono. Isso porque eles tem um irmão mais velho ainda vivo. Com a execução de seus três outros irmãos decretada pelo próprio pai, Herodes Felipe, filho de Herodes com Mariamne II seria alçado ao topo da linhagem sucessória, se esta considerasse o ordem da primogenitura. No entanto, como se vê, ele não estaria entre os preferidos de Herodes para tão alto cargo. Herodes Felipe foi listado como segundo na linhagem sucessória no testamento apresentado por Ântipas. Daí a grande surpresa pelo surgimento deste novo testamento que coloca Arquelau diretamente no trono.

Procurado por nossa reportagem Herodes Felipe não quis se pronunciar sobre o caso da sucessão ao trono. Ele atualmente mora em Roma com sua esposa Herodias, que também é neta de Herodes Magno.

Embora fontes no Sinédrio indiquem a inclinação do Tribunal em acatar o documento apresentado por Arquelau, a novela da sucessão parece não estar próxima do fim. Herodes Ântipas declarou publicamente que vai pessoalmente a Roma apelar à Augusto César para garantir o que considera seu direito legítimo.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O SINÉDRIO E A DANÇA DAS CADEIRAS

    Vivemos recentemente uma reconfiguração na hierarquia do poder entre os partidos políticos e religiosos que compõem a mais Alta Corte do Judiciário e da Administração Pública desde que Arquelau foi deposto e foi nomeado no lugar dele um Governador Romano sobre as províncias da Judeia, enquanto Herodes consolida seu programa de  Governo sobre a Galileia. Nosso repórter fez um levantamento geral sobre a composição atual do Sinédrio para que nossos leitores não se percam. O Partido dos Fariseus vem formando maioria no Sínédrio a partir da eleição de novos membros oriundos das Escolas de Hillel e Shammai , mas principalmente por sua política de aproximação diplomática com o Governo Romano e os representantes do Império desde que Arquelau foi deposto, bem como pela promoção de uma maior interlocução entre a sede da administração pública em Jerusalém e o Governo da Galileia na figura de Herodes Ântipas . Esta política de alianças seguem a firmes convicção religiosa de que tudo o que

A ESCOLA DE GAMALIEL

JERUSALÉM - Neste ano de 3.787 * em que relembramos os 18 anos da morte do Rabino Hillel , nosso correspondente em Jerusalém conseguiu uma entrevista exclusiva com seu neto, herdeiro das tradições da Escola de Formação do Ensino Superior fundada por seu avô e um dos principais conselheiros no Sinédrio, o respeitado Raban Gamaliel . Foi uma conversa animada onde nosso Grão Mestre não se furtou a responder sobre os planos da Escola para o futuro, abordando até mesmo assuntos espinhosos como a política entre outros. Vamos à entrevista.

CONFRONTO ENTRE CIVIS E MILITARES DEIXA 3.000 MORTOS

Revoltosos são contidos violentamente pelas tropas do Estado   A paz voltou a reinar em Jerusalém      JERUSALÉM  - A indefinição política em que Israel mergulhou desde a morte de Herodes causou confusões na capital. Alguns grupos que antes eram mantidos sob controle vieram agora cobrar o cumprimento de compromissos assumidos pelo governo anterior. Enquanto Ântipas viaja para Roma em busca do apoio de César para assumir o trono, o povo e os militares apelaram ao príncipe Arquelau para que resolvesse a questão como governante interino.