. > Pular para o conteúdo principal

ALERTA AOS PAIS

Todos os anos, no mês de Nisã quando se inicia nosso Calendário religioso, milhares de famílias afluem para Jerusalém a fim de participar das festividades anuais para lembrar de quando nossos ancestrais foram libertados do jugo do Egito. Pessoas de todos os pontos do Estado de Israel aproveitam para rever velhos amigos e parentes que, por um motivo ou outro, precisaram se mudar para longe. É uma semana de grande regozijo para os hebreus. No entanto um problema se repete todo ano. Em meio as distrações das festividades é cada vez mais comum que crianças se percam de seus pais.

Ontem um casal vindo de Nazareth procurou nossa redação a fim de colocar um anúncio pedindo ajuda para encontrar seu filho desaparecido. Miriã de Nazaré, a mãe, muito aflita nos disse que já estavam no caminho de volta para casa quando, durante a parada noturna para descanso, se deu conta da ausência de seu filho. Ela conta que acreditava que o menino de 12 anos, muito esperto para a idade, estivesse junto com outros parentes que também faziam parte da mesma caravana. E que se desesperou quando viu que não. A últimas vez que ela o vira foi enquanto desarmavam as barracas para levantar o acampamento improvisado numa praça próxima ao Templo e seguir viagem.

Quando já nos preparávamos para publicar o anúncio, Iouseff Bar Iacov, pai do jovem, entrou na redação dizendo que recebera a informação de que o garoto teria sido visto entrando no Templo. Imediatamente destacamos uma equipe de reportagem para acompanhar os pais na busca torcendo por poder noticiar um final feliz.

O menino foi encontrado no interior do Templo interrogando e argumentando com os principais Doutores da Lei. Nosso repórter disse que nunca vira nada igual, tal o conhecimento demonstrado pelo garoto sobre a Torah enquanto conversava de maneira bastante desinibida com os judeus. Quem sabe não estivéssemos ali presenciando o surgimento de um futuro advogado. Seria uma grande vitória para o filho de um carpinteiro da Galileia.

Enfim, este caso terminou bem e o menino foi encontrado são e salvo. No entanto, volta e meia nos chegam relatos sobre desaparecidos que não tem um final assim. Por isso pedimos aos pais que redobrem o cuidado para com seus filhos para evitar que o pior aconteça.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O SINÉDRIO E A DANÇA DAS CADEIRAS

    Vivemos recentemente uma reconfiguração na hierarquia do poder entre os partidos políticos e religiosos que compõem a mais Alta Corte do Judiciário e da Administração Pública desde que Arquelau foi deposto e foi nomeado no lugar dele um Governador Romano sobre as províncias da Judeia, enquanto Herodes consolida seu programa de  Governo sobre a Galileia. Nosso repórter fez um levantamento geral sobre a composição atual do Sinédrio para que nossos leitores não se percam. O Partido dos Fariseus vem formando maioria no Sínédrio a partir da eleição de novos membros oriundos das Escolas de Hillel e Shammai , mas principalmente por sua política de aproximação diplomática com o Governo Romano e os representantes do Império desde que Arquelau foi deposto, bem como pela promoção de uma maior interlocução entre a sede da administração pública em Jerusalém e o Governo da Galileia na figura de Herodes Ântipas . Esta política de alianças seguem a firmes convicção religiosa de que tudo o que

A ESCOLA DE GAMALIEL

JERUSALÉM - Neste ano de 3.787 * em que relembramos os 18 anos da morte do Rabino Hillel , nosso correspondente em Jerusalém conseguiu uma entrevista exclusiva com seu neto, herdeiro das tradições da Escola de Formação do Ensino Superior fundada por seu avô e um dos principais conselheiros no Sinédrio, o respeitado Raban Gamaliel . Foi uma conversa animada onde nosso Grão Mestre não se furtou a responder sobre os planos da Escola para o futuro, abordando até mesmo assuntos espinhosos como a política entre outros. Vamos à entrevista.

HOSANA, SALVEM O REI DOS JUDEUS

Como previsto, Arquelau assume o trono de Israel Conforme antecipado aqui, Herodes Ântipas apelou a César em busca de apoio para que fosse respeitado o testamento de Herodes Magno que lhe conferia o direito sucessório. No entanto para surpresa de todos a justiça romana acatou o último testamento apresentado pela corte de Israel onde Magno mudava sua vontade, passando a sucessão a Arquelau. De modo que Arquelau foi nomeado rei da região chamada de Judeia, que abrange também a Samaria, e onde está o trono de Jerusalém e o Templo.  Saúdem pois Arquelau, o rei de Israel.