. > Pular para o conteúdo principal

MERCADORES DO TEMPLO

 JERUSAÉM - Em virtude das diversas reclamações contra a presença dos mercadores e cambistas no Templo em Jerusalém devido, segundo afirmam, "à sujeira e a balbúrdia nos corredores de acesso" pedimos aos representantes do Sindicato dos Mercadores que prestassem esclarecimento para que pudéssemos repassar à população, no que fomos gentilmente atendidos por carta. Seguem as explicações conforme recebidas na íntegra.

Mercadores

SINDICATO DOS MERCADORES E CAMBISTAS

DO TEMPLO EM JERUSALÉM

Esclarecimento à população


O Sindicato dos Mercadores vem informar que tem suas atividades devidamente autorizadas, regulamentadas e fiscalizadas pelos membros do Supremo Tribunal do Sinédrio, com o objetivo de oferecer aos frequentadores do Templo o melhor serviço possível.


Prestamos um serviço inestimável principalmente aos que moram em cidades distantes da capital, que são obrigados por Lei a comparecer ao Templo pelo menos uma vez ao ano para apresentar suas homenagens e ofertas por ocasião da celebração da Pessach e das festividades que se estendem por toda a semana naquele mês.


Todos devem se lembrar das dificuldades que passavam nossos antepassados tendo de viajar por vários dias transportando seu gado, ovelhas e cabritos em longas jornadas, muitas vezes chegando com os animais em tão mal estado que acontecia de sequer serem aceitos para o sacrifício. Fora a dificuldade logística de se abrigar tantos animais na cidade enquanto aguardavam sua vez de serem imolados. A "sujeira e a balbúrdia" da qual alguns reclamam não é nada perto da algazarra que tomava a cidade inteira.


Foi pensando na melhor solução que os Doutores e Membros do Sinédrio criaram o arranjo de oferecer para compra aqui mesmo na cidade animais selecionados em condições de serem ofertados sem o risco de serem rejeitados pelos Sacerdotes, uma vez que são acompanhados de um certificado de idoneidade assinado pelos Principais Membros da mais alta corte do país.


Ocorreu que farsantes e golpistas passaram a se aproveitar do arranjo para oferecerem pelas ruas animais sem garantia de procedência, muitas vezes até doentes e com certificados falsos, se aproveitando da boa fé do povo. Como consequência houve um aumento no índice de rejeição de ofertas e muitos ficavam inadimplentes para com suas obrigações religiosas.


Para solucionar mais este problema o Sinédrio decidiu reservar uma área dentro dos acessos ao Templo e comissionar mercadores cadastrados para que se pudesse ter maior comodidade e economia de tempo na hora de trocar o dinheiro por animais devidamente certificados.


Lembramos que é terminantemente proibida a compra de animais para oferta fora dos lugares legalmente estabelecidos uma vez que este arranjo é uma concessão especial do Judiciário e deve seguir estritamente as condições por eles determinadas e qualquer desvio será considerado uma afronta grave.

Quanto a presença dos cambistas, eles se fazem necessários devido à grande circulação de moedas romanas em nossa comunidade que trazem esculpidas em suas faces a efígie do Imperador e inscrições que fazem alusão à sua suposta divindade entre os pagãos.

Não é correto do ponto de vista dos Membros do Sinédrio que estas moedas pagãs sejam ofertadas ao Templo e depositadas nos vasos de coleta voluntária. Por isso a presença dos cambistas autorizados, para trocar o dinheiro romano pelo nosso que é aceitável e aprovado pelos Sacerdotes.

O valor do câmbio é estabelecido pelos Magistrados e os preços estão afixados em todos os corredores de acesso e em lugares estratégicos do Pátio.


Qualquer reclamação deve ser levada diretamente a um dos membros do Sinédrio, constando o nome completo da família e o lugar onde possam ser encontrados para que as medidas cabíveis possam ser tomadas.


Esperando sinceramente que todas as dúvidas tenham sido esclarecidas nos despedimos, atenciosamente.

O SINDICATO.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O SINÉDRIO E A DANÇA DAS CADEIRAS

    Vivemos recentemente uma reconfiguração na hierarquia do poder entre os partidos políticos e religiosos que compõem a mais Alta Corte do Judiciário e da Administração Pública desde que Arquelau foi deposto e foi nomeado no lugar dele um Governador Romano sobre as províncias da Judeia, enquanto Herodes consolida seu programa de  Governo sobre a Galileia. Nosso repórter fez um levantamento geral sobre a composição atual do Sinédrio para que nossos leitores não se percam. O Partido dos Fariseus vem formando maioria no Sínédrio a partir da eleição de novos membros oriundos das Escolas de Hillel e Shammai , mas principalmente por sua política de aproximação diplomática com o Governo Romano e os representantes do Império desde que Arquelau foi deposto, bem como pela promoção de uma maior interlocução entre a sede da administração pública em Jerusalém e o Governo da Galileia na figura de Herodes Ântipas . Esta política de alianças seguem a firmes convicção religiosa de que tudo o que

A ESCOLA DE GAMALIEL

JERUSALÉM - Neste ano de 3.787 * em que relembramos os 18 anos da morte do Rabino Hillel , nosso correspondente em Jerusalém conseguiu uma entrevista exclusiva com seu neto, herdeiro das tradições da Escola de Formação do Ensino Superior fundada por seu avô e um dos principais conselheiros no Sinédrio, o respeitado Raban Gamaliel . Foi uma conversa animada onde nosso Grão Mestre não se furtou a responder sobre os planos da Escola para o futuro, abordando até mesmo assuntos espinhosos como a política entre outros. Vamos à entrevista.

HOSANA, SALVEM O REI DOS JUDEUS

Como previsto, Arquelau assume o trono de Israel Conforme antecipado aqui, Herodes Ântipas apelou a César em busca de apoio para que fosse respeitado o testamento de Herodes Magno que lhe conferia o direito sucessório. No entanto para surpresa de todos a justiça romana acatou o último testamento apresentado pela corte de Israel onde Magno mudava sua vontade, passando a sucessão a Arquelau. De modo que Arquelau foi nomeado rei da região chamada de Judeia, que abrange também a Samaria, e onde está o trono de Jerusalém e o Templo.  Saúdem pois Arquelau, o rei de Israel.