. > Pular para o conteúdo principal

BEBÊ NASCE EM ESTÁBULO

Um retrato da situação caótica nas pequenas cidades do interior de Israel depois de Roma ter ordenado o recenseamento geral.

Por nosso correspondente em Belém Efrata.


BELÉM - Desde de que César Augusto editou o decreto obrigando que todos os homens adultos no território de Israel acorressem aos cartórios de registro nas cidades de origem de suas famílias a fim de recenseá-los, tem se instalado grande confusão nas pequenas cidades da periferia do Estado. Acontece que os povoados não tem estrutura para receber o grande número de pessoas que buscam cumprir mais esta imposição do império. As poucas estalagens estão apinhadas de gente, obrigando o improviso de lugares para abrigar o povo nestas noites frias de inverno. Uma destas estalagens tratou de adequar seus estábulos da melhor maneira possível de modo a atender a demanda.
Jesus Maria e José

E é de lá que nos vem uma das melhores e mais inusitadas notícias. Depois de ter viajado mais de 80 quilômetros desde Nazaré, uma mulher da tribo de Judá deu à luz um menino, enquanto aguardava uma vaga na principal estalagem de Belém, acomodada em suas estrebarias. O jovem casal, além de pertencer à tribo de Judá, dizem ser também descendentes diretos da linhagem de Davi. O marido não quis comentar o caso, resumindo-se a dirigir publicamente algumas poucas palavras em louvor do Deus. A criança passa bem.

Críticas ao rei

Alguns setores de oposição, que ainda se ressentem dos incidentes envolvendo o executivo e o judiciário, se aproveitam da situação para tentar incitar a população contra o governo. Mas parece ser difícil abalar a popularidade de Herodes desde que ele deu início a reconstrução do Templo em Jerusalém e também livrou a Galileia de um bando de assaltantes que agia naquela área. Os opositores acusam ao rei de ceder com muita facilidade aos interesses do império romano, esquecendo das necessidades do povo.

Sinais de histeria coletiva

Contam que alguns pastores e outros trabalhadores da área rural de Belém entraram na cidade relatando terem presenciado o que seria a manifestação de anjos, anunciando a proximidade da redenção e do livramento de Israel do jugo das nações através de um suposto descendente de Davi, segundo eles, ainda em cumprimento às antigas profecias. Os aliados do governo suspeitam tratar-se de uma manobra da oposição apelando para as superstições e crendices populares a fim de minar a autoridade do rei.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O SINÉDRIO E A DANÇA DAS CADEIRAS

    Vivemos recentemente uma reconfiguração na hierarquia do poder entre os partidos políticos e religiosos que compõem a mais Alta Corte do Judiciário e da Administração Pública desde que Arquelau foi deposto e foi nomeado no lugar dele um Governador Romano sobre as províncias da Judeia, enquanto Herodes consolida seu programa de  Governo sobre a Galileia. Nosso repórter fez um levantamento geral sobre a composição atual do Sinédrio para que nossos leitores não se percam. O Partido dos Fariseus vem formando maioria no Sínédrio a partir da eleição de novos membros oriundos das Escolas de Hillel e Shammai , mas principalmente por sua política de aproximação diplomática com o Governo Romano e os representantes do Império desde que Arquelau foi deposto, bem como pela promoção de uma maior interlocução entre a sede da administração pública em Jerusalém e o Governo da Galileia na figura de Herodes Ântipas . Esta política de alianças seguem a firmes convicção religiosa de que tudo o que

A ESCOLA DE GAMALIEL

JERUSALÉM - Neste ano de 3.787 * em que relembramos os 18 anos da morte do Rabino Hillel , nosso correspondente em Jerusalém conseguiu uma entrevista exclusiva com seu neto, herdeiro das tradições da Escola de Formação do Ensino Superior fundada por seu avô e um dos principais conselheiros no Sinédrio, o respeitado Raban Gamaliel . Foi uma conversa animada onde nosso Grão Mestre não se furtou a responder sobre os planos da Escola para o futuro, abordando até mesmo assuntos espinhosos como a política entre outros. Vamos à entrevista.

CONFRONTO ENTRE CIVIS E MILITARES DEIXA 3.000 MORTOS

Revoltosos são contidos violentamente pelas tropas do Estado   A paz voltou a reinar em Jerusalém      JERUSALÉM  - A indefinição política em que Israel mergulhou desde a morte de Herodes causou confusões na capital. Alguns grupos que antes eram mantidos sob controle vieram agora cobrar o cumprimento de compromissos assumidos pelo governo anterior. Enquanto Ântipas viaja para Roma em busca do apoio de César para assumir o trono, o povo e os militares apelaram ao príncipe Arquelau para que resolvesse a questão como governante interino.