.

Translator (By Gooogle)

O CONTEXTO DO NOVO TESTAMENTO

Ouça a Narração

Herodes

Bem vindo ao Diário de Jerusalém. Vamos falar do contexto do novo testamento.   

   

168 anos Antes de Cristo, Antíoco IV (também chamado Epifânio), tomou a peito erradicar os costumes hebreus dos limites do Império Grego, que incluíam evidentemente todo o antigo território de Israel.  

O erudito Abba Eban resume da seguinte forma o que se seguiu:  

Numa rápida sucessão durante os anos 168 e 167 [AC], os judeus foram massacrados, o Templo foi saqueado e a prática da religião judaica foi proscrita. A circuncisão e a observância do sábado eram punidas com a morte. O insulto final veio em dezembro de 167, quando Antíoco ordenou a construção de um altar dedicado a Zeus, dentro do Templo, e exigiu que os judeus sacrificassem carne suína (considerada impura, pela lei judaica) ao deus dos gregos.”    

"Durante esse período, alguns judeus helenizados continuaram a oficiar no Templo, acatando as condições imposta por seus profanadores. Embora alguns judeus aceitassem o helenismo, um novo grupo autodenominado Hassidins (ou pios) incentivava a obediência à Lei de Moisés. Aos poucos o povo foi tomando o lado dos Hassidins. Teve então início um período de muito sofrimento na medida em que os judeus eram forçados a escolher entre adotar os costumes e sacrifícios pagãos e a morte."   

Quando o altar dedicado a Zeus foi erigido sobre o altar do Templo em Jerusalém isso produziu um efeito contrário ao esperado por Epifânio, pois foi a centelha que provocou a insurreição dos Macabeus. Três anos a contar daquele dia, o vitorioso líder judeu, Judas Macabeu, dedicou novamente o Templo purificado, com uma festa que, tem sido comemorada até hoje pelos judeus como a Hanucá.   

O século seguinte foi de grandes distúrbios internos, em que Israel afastou-se cada vez mais das provisões administrativas tribais do pacto da Lei. Nesse período se desenvolveram os Partidos dos Saduceus e o Partido dos Fariseus.  

Neste meio tempo os gregos perderam poder e o Império Romano ascendeu como potência mundial. Foi quando pediram a Roma que interviesse. O General Cneu Pompeu então foi enviado a Israel, e, depois dum cerco de três meses, Pompeu tomou Jerusalém, no ano 63 AC, anexando a Judéia ao Império Romano.   

Por volta de 39 AC Herodes, o Grande, prosélito judeu de origem não hebraica, foi nomeado Rei dos Hebreus por Roma, e, uns três anos depois, ele esmagou a regência dos Asmoneus.   

No ano 2 AC Augusto César, preocupado em ter um maior controle dos impostos arrecadados por Roma, decretou que em todo o território dominado pelo Império Romano se fizessem recenseamentos, no que foi prontamente obedecido por Herodes que ordenou o censo em todo o Israel.   

É neste ponto que começamos a estudar os relatos dos eventos momentosos que mudariam o mundo conhecido até então.   


Share:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro Leitor. Use este espaço para comentar nossos estudos e acrescentar informações pertinentes. Lembrando que você é responsável pelo que postar, então não faça apologias ilegais.

COLABORE COM O DIÁRIO ☕

COLABORE COM O DIÁRIO ☕

Pesquise no site 🔎

Seja um Seguidor 🙋🏽‍♂️🙋🏽‍♀️

Mais Lidas 📖