Ouça a Narração
Bem vindo. Vamos falar sobre quem é Satan.
"E Jesus, respondendo, disse-lhe: Vai-te para trás de mim Satanás, porque está escrito: Adorarás o Senhor teu Deus e só a ele servirás." Lucas 4-1 a 8.
Brian Krassenstein, um influenciador judeu se saiu com esta frase no X-Twitter recentemente.:
"A Palavra Satan não é má. A ideia de apoiar Satan é má somente se você pertencer à fé Cristã."
O discurso é evidentemente dirigido aos jovens judeus que o seguem nas redes sociais e apela para a ojeriza que a maioria dos judeus tem de serem comparados aos cristãos.
Então, se não querem parecer cristãos, eles devem apoiar Satan, porque Satan não é mau como os cristãos dizem.
"Conheço as tuas obras, e tribulação, e pobreza (mas tu és rico), e a blasfêmia dos que se dizem judeus, e não o são, mas são a sinagoga de Satanás." Apocalipse 2-9.
Outros também já manifestaram compartilhar do mesmo pensamento que Krassenstein.
Mas o que diziam os antigos hebreus sobre Satan?
"E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz."
2 Coríntios 11-14.
Satan, sem o artigo definido, é só um adjetivo da língua hebraica que significa "opositor, adversário". Então qualquer pessoa que se coloque como adversária, em oposição a outra, a uma ideia, ou projeto, pode ser chamada de satan.
Como o anjo de Deus que se colocou à frente de Balaão, quando este ia a caminho de amaldiçoar aos israelitas, foi chamado de "satan" no texto original em hebraico, por exemplo.
"Então o anjo do Senhor disse [a Balaão]: Por que já três vezes espancaste a tua jumenta? Eis que eu saí para ser teu adversário (satan), porquanto o teu caminho é perverso diante de mim." Números 22-32.
Então é verdade quando dizem que a palavra satan em si não é necessariamente boa ou má. Depende do uso que se dê a ela e de quem está se opondo ao quê.
Acontece que, quando está precedida por um artigo definido nas Escrituras, a palavra Satan é transliterada em outras línguas para Satanás, nestes casos sendo usada como designativo próprio de uma pessoa em particular, assumindo sentido de nome próprio.
Satanás se refere especificamente a um dos filhos de Deus que ousou se colocar em oposição ao projeto da criação, especialmente advogando como acusador contra a existência da humanidade. E o grande exemplo de como ele argumentou contra a raça humana se encontra na parábola de Jó contada por Moisés. (Veja o Livro de Jó).
Nas escrituras dos hebreus em grego (o Novo Testamento) Satanás recebe de Jesus outro designativo: Diabolos, ou Diabo, que significa "mentiroso". Jesus o identificou como o próprio Pai da mentira.
Jesus ainda profetizou que quando a Verdade prevalecesse no mundo, Satanás seria expulso do céu e destruído, junto com todos os que apoiam suas mentiras.
"E [Jesus] disse-lhes: Eu via Satanás, como raio, cair do céu." Lucas 10-18.
As palavras não trazem em si valor intrínseco, dependem do contexto em que são empregadas e também da mensagem que a pessoa que as emprega está querendo transmitir.
Da palavra satan não pode dizer que seja boa ou má por si mesma.
Mas, quando empregada com letra maiúscula, denotando o uso que os hebreus faziam do artigo definido, Satan se refere a uma pessoa em particular, e a pessoa identificada com esta palavra é descrita como a própria personificação do mal, o princípio mesmo de toda a maldade na Terra.
É o sentido que se dá às palavras que contaminam ao mensageiro, e consequentemente à mensagem, como Jesus disse certa vez.:
"O que contamina o homem não é o que entra na boca, mas o que sai da boca, isso é o que contamina o homem." Mateus 15-11.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Caro Leitor. Use este espaço para comentar nossos estudos e acrescentar informações pertinentes. Lembrando que você é responsável pelo que postar, então não faça apologias ilegais.