Ouça a Narração
Bem vindo. Vamos falar da Reforma da Lei.
"Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no reino dos céus." Mateus 5 20.
Várias vezes, especialmente no capítulo 5 da biografia atribuída a Mateus, Jesus intercalou seus ensinamentos com as frases "Ouvistes que foi dito aos antigos ... Eu porém vos digo".
Estas passagens são interpretadas como se Jesus tivesse reformado a Constituição que foi promulgada no deserto por Moisés e era tida como o principal estatuto do antigo Estado de Israel.
Muitos acusam Jesus de ter considerado a Lei Mosaica antiquada e ultrapassada para os tempos em que viviam.
Mas será verdade?
A Lei de Moisés era o principal estatuto legal do Estado de Israel, mas não era o único. Havia também uma série de leis complementares, criadas principalmente durante o exílio em Babilônia.
Os escribas e fariseus, autoproclamados "doutores na Lei", trataram de compensar a falta do Templo para a expiação dos pecados com leis extraordinárias que vieram a formar a tradição oral (ouviste que foi dito), mais tarde compilada por escrito e incorporada à Lei, muitas vezes se sobrepondo a esta.
Sobre isso Jesus disse certa vez.:
"Na cadeira de Moisés estão assentados os escribas e fariseus. Todas as coisas, pois, que vos disserem que observeis, observai-as e fazei-as; mas não procedais em conformidade com as suas obras, porque dizem e não fazem. Pois atam fardos pesados e difíceis de suportar, e os põem aos ombros dos homens; eles, porém, nem com seu dedo querem movê-los." Mateus 23 2.
Como já deve ter concluído a esta altura, é desta tradição oral compilada em leis aditivas que Jesus falava quando se referia ao que "foi dito aos antigos".
Quando Jesus se referia ao conjunto das leis que compunham o "Antigo Testamento", geralmente deixava isto claro falando do que "está escrito" ou citando o nome do profeta usado como referência de suas falas.
Embora a tradição oral muitas vezes coincidisse com o texto da lei mosaica, em alguns pontos ela se mostrava incompleta, em outros exagerada, não contemplando o espírito original que Moisés quis imprimir na Lei.
E era essa tradição oral que Jesus pretendia corrigir ao acrescentar seus excertos (Eu porém vos digo), para trazer de volta o espírito da Lei aos acréscimos dos rabinos. Não à toa Jesus também era tido como um Rabino por muitos, apesar de não ter frequentado formalmente as escolas rabínicas da época.
Jesus nunca pretendeu reformular a Constituição de Israel, pelo contrário, sempre afirmou que veio para cumpri-la integralmente e assim o fez.
"Não cuideis que vim destruir a Lei ou os profetas: não vim abrogar, mas cumprir." Mateus 5 17.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Caro Leitor. Use este espaço para comentar nossos estudos e acrescentar informações pertinentes. Lembrando que você é responsável pelo que postar, então não faça apologias ilegais.