.

Translator (By Gooogle)

O LOGOS

Ouça a Narração

Bem vindo. Vamos falar do Logos, a Palavra de Deus.

No princípio era o verbo

"Pela Palavra do Senhor foram feitos os céus, e todo o exército deles pelo espírito da sua boca. Porque falou, e foi feito; mandou, e logo apareceu."  

Salmo 33 6 a 9.   

O Logos (em bom português a Palavra, ou o Verbo dependendo das intenções interpretativas do tradutor) é a própria fala do Deus, o Espírito que sai de sua boca como definiu o salmista.   

A Palavra de Deus não é mero instrumento de comunicação aos seus servos, mas é a própria ação de Deus ordenando para que as coisas se façam, venham a existir, exatamente conforme a sua vontade.   

De modo que quando no princípio Deus diz "Haja Luz" sua Palavra não volta sem o que foi determinado se cumpra.   

"Assim será a minha Palavra que sair da minha boca; ela não voltará para mim vazia, antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei." Isaías 55 11.   

E assim da Palavra de Deus se fez a luz e nada do que se fez antes e depois da luz foi feito sem que a Palavra de Deus o tivesse manifestado.   

A Palavra estava com Deus no princípio de todas as coisas e a Palavra era Deus falando.   

E eis que no fim dos tempos mais uma vez a Palavra de Deus se tornou manifesta aos homens e dela se fez carne, o descendente da mulher surgiu para pisar a cabeça da serpente quando esta lhe ferir o calcanhar, cumprindo mais uma vez o que foi determinado pela Palavra de Deus no princípio.   

"E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar." Gênesis 3 15.   

A Palavra de Deus não é o Cristo, mas é dela que o Cristo surge para cumprir a vontade que a Palavra determinou desde o princípio, de modo que o Cristo se tornou o instrumento através do qual a Palavra se manifestou.   

E o Cristo, que desde antes já existia na Palavra de Deus pela Palavra se fez carne, para assumir perante os homens a própria personificação da Palavra de Deus, e não voltará vazio a Deus, sem que tudo o que foi determinado no princípio tenha se cumprido.   

"E vi o céu aberto, e eis um cavalo branco; e o que estava assentado sobre ele chama-se Fiel e Verdadeiro; e julga e peleja com justiça. E estava vestido de veste tingida em sangue; e o nome pelo qual se chama é A Palavra de Deus." Apocalipse 19 11.   

"Porque eu desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou." João 6 38.   


O Logos que traduz para o grego o sentido do termo hebraico Davar, não terá nas escrituras o mesmo sentido que os filósofos gregos deram ao instrumento de trabalho deles.   

Porque o Logos para o filósofo grego é a própria razão deles existirem, uma vez que é através da palavra que eles convencem aos outros de seu suposto conhecimento.   

Quando um tradutor escolhe traduzir em determinada passagem o Logos por Verbo, em vez de Palavra, diferenciando esta passagem de todo o resto traduzido por ele, está imbuído do sentido filosófico dado pelos gregos, trazendo confusão ao significado e dando margem a interpretações equivocadas.   

Mas Davar, quando aplicado à Palavra que sai da boca do Deus é muito mais que simples retórica. Ela é a própria razão da existência de todas as coisas e será em qualquer outro idioma. É a vontade do Deus expressa em ação que torna todas as coisas possíveis de existirem.   

A Palavra de Deus não é esta ou aquela outra coisa. É por fim todas as coisas que existem e as que virão a existência, porque Deus assim quis que fossem e assim determinou que se fizessem. É da Palavra de Deus que se fazem todas as coisas. Inclusive o Cristo.   

Share:

A CARTA AOS ROMANOS

Ouça a Narração

Bem vindo. Vamos falar da Carta aos Romanos.

 

apostolo paulo

"Temos achado que este homem [Paulo] é uma peste, e promotor de sedições entre todos os judeus, por todo o mundo; e o principal defensor da seita dos nazarenos.Atos 24 5.   

Durante o Pentecostes de 33-34 da nossa era encontravam-se em Jerusalém prosélitos judeus de todas as nacionalidades que para lá foram em peregrinação para a festividade obrigatória a todos os judeus. Aproveitando-se da aglomeração multinacional que ali se encontrava, o apóstolo Pedro proferiu um poderoso discurso que converteu ao Nazarenismo quase três mil pessoas de todas as nacionalidades, usando assim a primeira das "chaves do reino" que recebera de Jesus. Até então a pregação era voltada exclusivamente às "ovelhas perdidas da casa de Israel", ou seja aos judeus de nascença. 

Share:

JESUS ERA COMUNISTA?

Ouça a Narração

Bem vindo. Vamos ver se Jesus era Comunista.

jesus comunista

"Não havia, pois, entre eles necessitado algum; porque todos os que possuíam herdades ou casas, vendendo-as, traziam o preço do que fora vendido, e o depositavam aos pés dos apóstolos. 

E repartia-se a cada um, segundo a necessidade que cada um tinha." Atos 4 34.   

Já há muito tempo os defensores da teoria comunista afirmam que Jesus era comunista.   

Mas esta afirmação resiste à luz dos evangelhos?   

A propaganda comunista se aproveita deliberadamente da ignorância de uma maioria que desconhece os fundamentos das diversas ideologias para incutir-lhes a confusão entre o regime comunista e o regime comunitário praticado pelos apóstolos nas igrejas.   

Share:

O ARREBATAMENTO

Ouça a Narração

Bem vindo. Vamos falar da doutrina do Arrebatamento.   

Arrebatamento

"Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem, Deus os tornará a trazer com ele. Dizemo-vos, pois, isto, pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem. Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor." 1 Tessalonicenses 4:16-17.   

 

Share:

O PAPEL DA IGREJA CATÓLICA

Ouça a Narração

Bem vindo. Vamos falar do Papel da Igreja Católica.   

Gregório

"Paulo, tem ânimo; porque, como de mim testificaste em Jerusalém, assim importa que testifiques também em Roma." Atos 23 11.   

Durante a comemoração do Pentecostes do ano 33-34 de nossa era, em Jerusalém, muitos judeus e prosélitos que vieram de diversas partes do mundo para a festividade obrigatória do calendário judaico se converteram à Seita dos Nazarenos.     

Share:

OS NEFILINS

Ouça a Narração

Bem vindo. Vamos falar dos Nefilins, Gigantes da antiguidade.

nefilins

"E aos anjos que não guardaram o seu principado, mas deixaram a sua própria habitação, reservou na escuridão e em prisões eternas até ao juízo daquele grande dia."  Judas 1 6.   

Tem feito muito sucesso recentemente artigos falando sobre Gigantes, conseguindo atrair bastante atenção. Volta e meia nos deparamos com uma dessas postagens em canais de histórias e curiosidades na internet.  

Share:

A REFORMA DA LEI

Ouça a Narração

Escriba

Bem vindo. Vamos falar da Reforma da Lei.

 "Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no reino dos céus." Mateus 5 20.   

 

Várias vezes, especialmente no capítulo 5 da biografia atribuída a Mateus, Jesus intercalou seus ensinamentos com as frases "Ouvistes que foi dito aos antigos ... Eu porém vos digo".   

Share:

MOISÉS PLAGIOU GILGAMESH?

Ouça a Narração

 

Gilgamesh

Bem vindo. Vamos falar de Moisés, Gilgamesh e o dilúvio.   

"E, como aconteceu nos dias de Noé, assim será também nos dias do Filho do homem. Comiam, bebiam, casavam, e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, e veio o dilúvio, e os consumiu a todos." Lucas 17 26-27.   

Do sexto ao oitavo capítulos da Gêneses segundo os hebreus contam a história do patriarca Noé que, por ter encontrado favor aos olhos do Deus, garantiu a sobrevivência da raça humana, depois do criador ter deliberado destruir toda criatura vivente que pôs sobre a Terra.   

Share:

A GRANDE REDE

Ouça a Narração

Rede de Arrasto

 

Bem vindo. Vamos falar da Grande Rede.   

"E Jesus lhes disse: Vinde após mim, e eu farei que sejais pescadores de homens." Marcos 1 17.   

 Não começou como projeto de dominação planejado por um grande império, não teve apoio do aparato estatal, nem a publicidade sustentada pela riqueza dos grandes negociantes. Pelo contrário.   

Contra tudo isso, o movimento que já foi chamado de seita pelos judeus, começou com um jovem e promissor arquiteto e um pequeno grupo de pescadores em um vilarejo da recôndita Galileia.   

A Seita dos Nazarenos, como já foi chamada, se transformou em uma das maiores religiões do mundo moderno ao longo de 2.000 anos.   

Muitos o consideram na verdade um amontoado de religiões com sutis, ou às vezes profundas, diferenças entre si mas a verdade é que o cristianismo mantém semelhanças suficientes em suas doutrinas para que seja identificado como uma só religião mundial até por seus detratores.   

Nisso se cumpre uma parábola contada por seu fundador em tom profético há muito tempo. Uma estória que vale a pena atentar.   

Afinal, ao que pode ser comparado o Reino dos Céus?   

"Igualmente o reino dos céus é semelhante a uma rede lançada ao mar, e que apanha toda a qualidade de peixes. E, estando cheia, a puxam para a praia; e, assentando-se, apanham para os cestos os bons; os ruins, porém, lançam fora. Assim será na consumação dos séculos: virão os anjos, e separarão os maus de entre os justos." Mateus 13 47 a 49.   

E depois de se certificar que seus seguidores haviam entendido Jesus completou.:   

"Por isso, todo o escriba instruído acerca do reino dos céus é semelhante a um pai de família, que tira do seu tesouro coisas novas e velhas." Mateus 13 52.   

O cristianismo com todas as suas nuanças e divergências que parecem muitas vezes quase intransponíveis, é como uma grande rede de pesca, que arrasta multidões de pessoas de todos os tipos, de modo que é chegado o dia em que se cumprirá a profecia que dizia que "todo olho o verá" e mesmo aqueles que não o aceitam como tal reconhecerão que Jesus Cristo é o Senhor de muitos.   

E quem é o homem para dizer que a rede já está cheia, ou que já basta a pescaria, ou ainda julgar se este ou aquele não deveria estar junto nesta grande rede por causa de sua denominação?   

Ora, a própria parábola deixa claro que já há quem esteja designado para fazer a separação do que presta e o que não presta no seu tempo devido e que este julgamento não compete ao homem.   

Hão que se esforçar pois para serem contados entre os peixes bons quando chegar este tempo, agindo como aquele pai de família que conhece bem o tesouro que tem e sabe tirar bom proveito dele.   

Share:

QUEM É SATAN?

Ouça a Narração

O tentador

Bem vindo. Vamos falar sobre quem é Satan.

"E Jesus, respondendo, disse-lhe: Vai-te para trás de mim Satanás, porque está escrito: Adorarás o Senhor teu Deus e só a ele servirás." Lucas 4-1 a 8.   

 Brian Krassenstein, um influenciador judeu se saiu com esta frase no X-Twitter recentemente.:   

"A Palavra Satan não é má. A ideia de apoiar Satan é má somente se você pertencer à fé Cristã."   

Brian_Krassenstein

O discurso é evidentemente dirigido aos jovens judeus que o seguem nas redes sociais e apela para a ojeriza que a maioria dos judeus tem de serem comparados aos cristãos.   

Share:

SOBRE O AMOR E O PERDÃO

Ouça a Narração

amor_e_perdão

Bem vindo. Vamos falar de Amor e Perdão.


 "Eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância." João 10-10.  

 As Escrituras trouxeram uma mensagem de vida, e vida em abundância.  

Uma mensagem impactante para a maioria das pessoas, porque ninguém quer morrer e todos veem a morte com receio e pessimismo.   

Mas se você se preocupa apenas com a sua vida, ou a vida de seus entes queridos, não agem assim também os ateus e os que por aí se dizem satanistas? Onde então a vantagem em ser como eles?   

Share:

VERDADEIRO OU FALSO?

Ouça a Narração

a_verdade

Bem vindo. Hoje falaremos sobre verdadeiro ou falso. O que é a verdade?

      

Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade.  João 17-17

Quando se diz que uma pessoa é falsa, está-se dizendo que esta pessoa não existe, ou que ela não é uma pessoa?   

Evidentemente que não! Pessoas falsas existem, apesar de serem falsas.   

Então por que dizem que deuses falsos não existem?   

O Evangelho é muito claro sobre a existência de muitos deuses e muitos senhores.   

"Porque, ainda que haja também alguns que se chamem deuses, quer no céu quer na terra (como há muitos deuses e muitos senhores)" 1Co 8-5.   

Ao mesmo tempo a Bíblia diz que há um só Deus verdadeiro.   

"E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro" Jo 17-3.   

Então os deuses falsos existem ou não existem?   

Sim! Mas o Deus de Abraão, Isaque e Jacó seria o único Deus que fala a verdade aos homens.    

Isso é o que significa ser verdadeiro. Dizer que alguém é falso significa dizer que é mentiroso.   

"Sempre seja Deus verdadeiro, e todo o homem mentiroso" Ro 3-4

Quando houve a disputa no Éden, por exemplo, alguém disse que o homem não morreria, enquanto o Deus havia avisado que sim, o homem certamente morreria. Os dois não poderiam estar dizendo a verdade.   

Onde está Adão agora? Está morto!   

Isto deveria mostrar quem disse a verdade, quem é verdadeiro, e quem foi falso desde o princípio, denunciando o pai da mentira.  

 Mas o que a bíblia diz não é verdade por ser autorreferente, isto é, não é verdade só porque a própria bíblia diz que é verdade.   

A verdade precisa ser testemunhada na vida real, quando olhamos para o que acontece no mundo e vemos se o que foi dito está se cumprindo. Não porque está escrito em algum lugar que é verdade.   

Assim saberemos quem é o Deus verdadeiro e quem são os falsos deuses. Pelo que eles dizem.   

É disso que se trata na mensagem bíblica.   

Uma disputa entre a verdade e a mentira. Entre o verdadeiro e o falso.

E sobre de qual lado você está.

Share:

O CONTEXTO DO NOVO TESTAMENTO

Ouça a Narração

Herodes

Bem vindo ao Diário de Jerusalém. Vamos falar do contexto do novo testamento.   

   

168 anos Antes de Cristo, Antíoco IV (também chamado Epifânio), tomou a peito erradicar os costumes hebreus dos limites do Império Grego, que incluíam evidentemente todo o antigo território de Israel.  

Share:

COLABORE COM O DIÁRIO ☕

COLABORE COM O DIÁRIO ☕

Pesquise no site 🔎

Seja um Seguidor 🙋🏽‍♂️🙋🏽‍♀️

Mais Lidas 📖